Palestra
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLABORAÇÃO ENTRE MUSEUS E ESCOLAS”
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLABORAÇÃO ENTRE MUSEUS E ESCOLAS”
Palestrante
Maria das Mercês Navarro Vasconcellos
Doutora em Educação – UFF
MUSEU DA VIDA- FIOCRUZ
Maria das Mercês Navarro Vasconcellos
Doutora em Educação – UFF
MUSEU DA VIDA- FIOCRUZ
Resumo
Neste primeiro encontro, a pesquisadora do Museu da Vida (FIOCRUZ), Maria das Mercês Navarro Vasconcelos, apresentará discussões e considerações geradas por um estudo fundamentado principalmente em Marx, Gramsci e Paulo Freire e que seguiu o método dialético no contexto de um trabalho colaborativo entre museus e escolas públicas localizados em regiões vizinhas. O problema investigado foi: que conhecimentos e estratégias podem contribuir para que ações de “popularização da ciência” se dêem a partir da práxis de um projeto político pedagógico emancipatório? Da discussão deste problema, surgem as seguintes questões: que limitações, tensionamentos e possibilidades estiveram presentes nesse trabalho por ele estar inserido em uma estrutura de “capitalismo mundializado”? De que forma a experiência adquirida a partir da realização desse trabalho pode contribuir para o enfrentamento dos limites que foram identificados na colaboração entre museus e escolas? Que princípios teórico-metodológicos, estratégias educativas e tipos de atividades podem ajudar a promover avanços nessa colaboração entre os museus e as escolas? Nesse sentido, a palestra refletirá sobre a importância dos convênios interinstitucionais para que as ações de colaboração entre museus e escolas possam contribuir mais efetivamente na construção de políticas públicas.
Local
Auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
R. Gal. Bruce, 586 – São Cristóvão
www.mast.br

Enquanto Historiador e professor em formação parabenizo a iniciativa e desde já me interesso em participar de todos os encontros. A temática desse primeiro encontro me atrai por demais. Fundamental refletir como o museu enquanto espaço de educação não-formal pode contribuir para o fomento de indivíduos emancipados.
ResponderExcluirOlá Jorge, nós do Museu de Ideias ficamos muito felizes com o seu interesse e participação, e mais especialmente na sua intenção de contribuir para uma educação emancipatória. A "ideia" desta atividade nasceu muito do nosso trabalho com a própria Mercês, da Colaboração.
ResponderExcluirUm abraço.
Olá, amigos! Estou torcendo para que consigamos com estas palestras ampliar as nossa reflexões sobre a instituição museu e mais especificamente sobre as potencialidades desta para a promoção de uma educação que vise a construção de uma sociedade mais coerente, viável e justa. Nos vemos "ao vivo" nos próximos encontros!
ResponderExcluir